Vídeos

[Filme completo] Buda Caiu de Vergonha

Vídeo Publicado em Atualizado em

Trailer e Sinopse

Afeganistão, região de Bamyian. Neste local ergueram-se durante séculos estátuas gigantescas do Buda, porém o fanatismo religioso dos Talibã levou à sua destruição. É nas ruínas destas esculturas ancestrais que vive ainda uma população muçulmana onde encontramos a pequena Bakhtai, uma rapariga de 6 anos que sonha em ir à escola e aprender a ler e a escrever. Com custo ela arranja o dinheiro necessário para comprar um caderno e acompanhada por um vizinho dirige-se à escola, porém pelo caminho é atacada por um grupo de rapazes que repetem toda a violência de que foram testemunhas ao longo das suas vidas, eles querem rebentar com Bakhtai como os talibã fizeram ao Buda, será que a pequena conseguirá escapar a estas brincadeiras violentas e chegar à escola? Leia o resto deste artigo »

[Vídeo] Buddha Eden | Quinta dos Loridos | Portugal

Vídeo Publicado em Atualizado em

Buddha Eden situa-se na Quinta do Loridos, em Portugal, é o maior jardim oriental da Europa.
Com cerca de 35 hectares, o jardim foi idealizado pelo comendador José Berardo, como resposta à destruição dos Buddhas Gigantes de Bamiyan.

Entre Buddhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra. Leia o resto deste artigo »

[Documentário completo] A Senhora do Nº6, um ser iluminado pela música

Vídeo Publicado em Atualizado em

O Pico da Montanha: “Nós sonhamos um sonho mau que nos conduz a enganos e nos faz sofrer, mas quando acordamos todo o sofrimento desaparece. Eu vi um documentário que recomendo a vocês chamado “A pianista do número 6” que recebeu o prêmio de melhor curta. Ele mostra uma pianista de 109 anos, que é a mais velha sobrevivente de campos de concentração da 2ª Guerra Mundial. Toda sua família foi morta e ela foi levada para um campo de concentração que era uma espécie de vitrine para mostrar a arte. Os nazistas fizeram esta vitrine como demonstração, para mostrar como eles tratavam bem os prisioneiros e só por causa disso ela sobreviveu. Eles reuniram os artistas para fazer corais, músicas e no final mataram essas pessoas também, sobraram apenas alguns. Essa mulher teve a sorte de sobreviver e dentro desse documentário ela é uma pessoa muito feliz que fala coisas maravilhosas todo o tempo e diz que até no mal há beleza. Recomendo que vocês vejam para entender que é uma pessoa iluminada falando. E o mais interessante: é iluminada através Leia o resto deste artigo »

[Filme] I Origins – . . .e a resposta do Dalai Lama sobre crenças

Vídeo Publicado em Atualizado em

Sinopse (Wikipédia): O Dr. Ian Gray (Michael Pitt) é um cientista que pesquisa sobre a íris ocular. Obcecado por descobrir a origem da visão, ele tenta provar que o desenvolvimento do olho humano faz parte da evolução natural, e não precisaria de um “designer inteligente” – ou seja, uma figura divina para criá-lo. Ele trabalha com a ajuda de sua estagiária Karen (Brit Marling) e de Kenny (Steven Yeun). Um dia, ele conhece Sofi (Astrid Berges-Frisbey), e os dois se apaixonam, apesar da diferença de convicções. A aproximação dos dois fará Ian buscar explicações além da ciência para os mistérios que o olho humano pode guardar.

Um filme espiritual e de ficção cientifica, sobre os olhos, ciência, crenças e renascimento.

Diálogo sobre crenças – a resposta do Dalai Lama Leia o resto deste artigo »

[Vídeo-eng] SIT

Vídeo Publicado em Atualizado em

SIT é um pequeno documentário sobre o sacerdote Soto Zen Shohaku Okumura e a sua família.

Yoko Okumura, realizadora deste curto documentário e filha de Shokaku, nasceu num templo budista no Japão e mudou-se para os EUA em criança. Seu pai Shohaku Okumura, é o abade da Comunidade Zen Sanshin em Bloomington, Indiana, e um tradutor respeitado de Eihei Dogen, que fundou a escola Soto Zen no Século XIII.

“Um filme sobre um propósito na vida,
visto através dos olhos de um monge budista e seu filho.”

Um dia de Zazen em Time-lapse  (clip do filme): Leia o resto deste artigo »