Vídeos

Heidegger e o Oriente | Prof. Marco Aurélio Werle e Monja Coen

Vídeo Publicado em Atualizado em

“Martin Heidegger, filósofo alemão, construiu a sua doutrina em torno da questão do ser e da existência. Ele investigou a existência interior e pessoal. Para Heidegger a ruína do ser acontece com o desvio de cada indivíduo do seu projecto essencial em favor de preocupações quotidianas, o Eu individual seria sacrificado e confundido na massa colectiva da sociedade.”

O Prof. Marco Aurélio explica a filosofia do Heidegger dividindo a sua explanação em 3 pontos: (1) Contexto no qual se coloca o pensamento Heideggeriano; (2) O problema que Heidegger enfrente com a sua filosofia; (3) As possibilidades que são próprias à filosofia do Heidegger.

Posteriormente, Monja Coen fala dos pontos em comum entre o o pensamento Heideggeriano e o Budismo Zen.

Veja também:


Sobre Monja Coen | Lista de Mestres e Professores

Anúncios

[Filme] Por que Vivemos

Vídeo Publicado em Atualizado em

Sinopse e descrição (site oficial): Há 500 anos, no Japão, um jovem camponês perde a esposa grávida num acidente. Revoltado contra o mundo, é convidado a ouvir a palestra de um mestre budista. E ele se transforma ao entender a preciosidade da vida, o sentido de viver.

Acção, aventura, amor e reflexão num filme animado de 87 minutos.

Realizado por Hideaki Oba, que trabalhou com o mestre da animação Hayao Miyazaki, no Studio Ghibli, o filme foi inspirado no livro “Por que Vivemos”, que vendeu mais de um milhão de exemplares desde o lançamento em 2001. O anime também foi um sucesso no Japão, tendo permanecido 29 semanas em cartaz.

O filme Por que Vivemos é baseado em factos reais. Revela a trajectória do Leia o resto deste artigo »

[Documentário] The Departure

Vídeo Publicado em Atualizado em

The Departure oferece informações sobre as ironias e contradições na vida do sacerdote zen budista Ittetsu Nemoto. 

Explorando perguntas profundas sobre o que significa estar vivo, The Departure, um documentário sensível e envolvente sobre a vida de um sacerdote zen budista no Japão que dedicou sua vida à prevenção do suicido, obteve muito boas críticas depois da sua estreia no Tribeca Film Festival em abril.

Descrito por um crítico como: “Uma missão espiritual cinematográfica. Uma viagem ao topo da montanha que irá deixá-lo comovido, com olhos lacrimejantes e vibrando completamente com a sensação de sentir-se vivo “.

A realizadora, escritora e produtora Lana Wilson, premiada com Emmy, descreve The Departure como a história de “…um japonês punk-rocker-que-virou-sacerdote-budista e que Leia o resto deste artigo »

[Filme] O Rei Macaco

Vídeo Publicado em Atualizado em

Sinopse (Público-Cinecartaz): Por ter tido a audácia de desafiar os deuses, Sun Wukong, o poderoso Rei dos Macacos, foi encarcerado no fundo da Montanha dos Cinco Elementos. Meio milénio depois, Jiang Liuer, uma criança de uma aldeia próxima, liberta-o da sua maldição. Liuer tinha-se escondido ali após a sua aldeia ter sido atacada por demónios da montanha, súbditos do Senhor do Mal, que tenciona raptar crianças e usar as suas almas puras para alcançar a imortalidade. Quando o pequeno lhe pede ajuda para salvar a sua família e amigos, o Rei Macaco decide que é chegado o momento de voltar à acção. Assim, na companhia um do outro, eles vão viver aventuras onde vão aprender o verdadeiro valor da amizade…
Escrito e realizado pelo estreante Tian Xiao Peng, um filme de animação que se inspira na lendária personagem de “Jornada ao Oeste”, um romance clássico do séc. XVI, cuja autoria é geralmente atribuída ao escritor e poeta chinês Wu Cheng’en. Na versão internacional deste filme, os actores Jackie Chan, Feodor Chin, Nika Futterman e James Hong emprestam as suas vozes às personagens.


IMDBWikipédia-eng | Lista de Filmes e Séries

[Vídeo] Bodhisattva in Metro

Vídeo Publicado em Atualizado em

Bodhisattva in Metro, também conhecido por Merci!, mostra o pouco que é necessário para fazer o bem, uma simples gargalhada pode alegrar muita gente. Um Bodhisattva é um ser iluminado que fez o voto de servir generosamente todos os seres vivos com bondade amorosa e compaixão para aliviar a dor e sofrimento. Esta curta foi realizada por Christine Rabette.

Consegue ver sem rir? 😀

Após a estreia dessa curta, várias pessoas reproduziram o mesmo, alguns desses vídeos podem ser encontrados na internet.

Veja também:

Os 3 Venenos Mentais | Mauricio Hondaku

Vídeo Publicado em Atualizado em

face-corpo-mente

“(…) Os 3 Venenos Mentais segundo o Buda são as bases do nosso pensamento ilusório, das nossas acções ilusórias. (…) Os Venenos Mentais têm haver directamente com a 2ª Nobre Verdade que diz que são os tipos de veneno que nos levam ao apego, que nos levam a vivermos nesse mundo apegado, nesse mundo ilusório que nós vivemos.

Então o Buda dizia que os 3 Venenos Mentais, que terminam guiando tudo o que a gente faz na vida são: Ignorância, Ganância [ou apego] e Ira/raiva [ou aversão]. Isso quer dizer que geralmente quando nós agimos, nós agimos baseados num desses 3 venenos, são esses venenos agindo na nossa cabeça.

A Ignorância é justamente quando nós agimos sem Leia o resto deste artigo »

[Vídeo] Wabi-Sabi

Vídeo Publicado em Atualizado em

 

Wabi: Simplicidade, elegância discreta, frescor, quietude
Sabi: A beleza que vem com a impermanência

“Wabi-sabi representa uma abrangente visão de mundo japonesa, uma visão estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. Esta concepção estética é muitas vezes descrita como a do belo que é “imperfeito, impermanente e incompleto”. Uma idealização artística desenvolvida por volta do século XV no Japão, durante o período Muromachi, com bases nos ideais do zen budismo. É um conceito derivado dos ensinamentos budistas das três marcas da existência, nomeadamente anicca (impermanência), as outras duas sendo dukkha (sofrimento) e anatta (não-eu).” (Wikipédia)

Confira também o vídeo Nature By Numbers, do mesmo autor do vídeo nesta publicação.

“Esqueça sua perfeita oferenda.
Há uma falha em tudo,
É assim que a luz entra.”
(Leonard Cohen, música “Anthem”)

Veja também:

[Filme completo] Buda Caiu de Vergonha

Vídeo Publicado em Atualizado em

Trailer e Sinopse

Afeganistão, região de Bamyian. Neste local ergueram-se durante séculos estátuas gigantescas do Buda, porém o fanatismo religioso dos Talibã levou à sua destruição. É nas ruínas destas esculturas ancestrais que vive ainda uma população muçulmana onde encontramos a pequena Bakhtai, uma rapariga de 6 anos que sonha em ir à escola e aprender a ler e a escrever. Com custo ela arranja o dinheiro necessário para comprar um caderno e acompanhada por um vizinho dirige-se à escola, porém pelo caminho é atacada por um grupo de rapazes que repetem toda a violência de que foram testemunhas ao longo das suas vidas, eles querem rebentar com Bakhtai como os talibã fizeram ao Buda, será que a pequena conseguirá escapar a estas brincadeiras violentas e chegar à escola? Leia o resto deste artigo »