Yantra Yoga, o yoga tibetano do movimento

Publicado em Atualizado em

Yantra Yoga

Yoga da Índia foi declarado esta quinta-feira Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O impulsionador do pedido de classificação do Yoga como Património Imaterial da Humanidade foi o português Jorge Veiga e Castro (presidente da Confederação Europeia do Yoga).

Yoga é um grupo de filosofias e práticas físicas, mentais e espirituais que se originou na Índia. Existe uma ampla variedade de escolas, práticas e objectivos diferentes no Hinduísmo, Budismo e Jainismo.
No ocidente o sistema mais conhecida é o Hatha Yoga, que teve a sua origem no Hinduísmo. Neste post é apresentado o Yantra Yoga, que teve a sua origem no Budismo da Índia e se desenvolveu no Tibete.

Yantra Yoga é baseado no antigo texto Nyida Khajor, conhecido em Inglês como “A União do Sol e da Lua.” O texto foi escrito no Século VIII por Vairotsana, um importante mestre budista e tradutor no seu tempo. Este ensinamento tem sido passado de professor para aluno em uma linhagem ininterrupta desde aquela época. O detentor da linhagem actual, Chögyal Namkhai Norbu, desde 1970 que transmite o Yantra Yoga no Ocidente.

Yantra Yoga é um dos sistemas de yoga mais antigos no mundo. Chegou até nós por meio de Tibete, uma terra que detém um vasto património e conhecimento budista. Yantra Yoga consiste numa série única de posições e movimentos, que combinados com a respiração consciente, podem ajudar a coordenar e harmonizar a energia pessoal para que a mente possa relaxar e encontrar o seu equilíbrio autêntico.

Muitas posições utilizadas no Yantra Yoga são semelhantes aos de Hatha Yoga, mas a maneira de assumir e aplicá-las difere significativamente. Yantra Yoga utiliza uma sequência que consiste em sete fases do movimento ligados com sete fases da respiração.

Yantra Yoga - asanas

O sistema de Yantra Yoga contém uma vasta gama de movimentos que podem ser aplicados por todos. É um excelente método para alcançar uma boa saúde, relaxamento e equilíbrio através da coordenação da respiração e movimento.

Este fundamental e rico método está conectado com a profunda essência dos Ensinamentos Dzogchen, embora um praticante de Yantra Yoga não precise necessariamente de seguir um caminho espiritual, portanto, qualquer pessoa pode praticá-lo sem qualquer limitação.

 

Referências:


Sobre Chogyal Namkhai Norbu | Lista de Mestres e Professores

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s