Objectivo Principal e Secundário do Budismo

Publicado em Atualizado em

Objectivo Principal:
Despertar (iluminação), atingir o Nirvana
Objectivos Secundários:
Ser bom, gentil, honesto, bom cidadão, ter um bom renascimento, etc.

Existem várias formas de praticar o budismo, alguém pode-se considerar budista sem mesmo ter o objetivo principal que é a iluminação. A prática de quem tem o objectivo principal e secundário será diferente.
Quem quer atingir a iluminação nesta vida precisa de uma dedicação muito mais séria, normalmente são os monges que seguem por essa via, mas claro que os leigos também podem seguir por esse caminho.
Quem tem objectivos secundários não precisa de uma prática tão profunda e pode-se envolver mais em actividades mundanas, mas no mínimo deveria seguir os 5 preceitos e ir implementando mais práticas e dedicação conforme as suas aspirações e evolução no Caminho.

“O Buddha ensinou que existem dois objetivos na vida religiosa, que podem ser definidos como um objetivo principal e outro secundário. O objetivo primário e maior do Buddhismo é atingir a paz e a liberdade do Nirvāna. Embora isso possa ser feito na vida presente, o Buddha estava bem consciente do fato de que muitas pessoas – provavelmente a grande maioria – levarão tempo para se libertarem dos desejos e buscas humanos. A prática espiritual buddhista é “um fazer gradual, um treinamento gradual, uma prática gradual”. Enquanto pedia aos seus discípulos para ficarem de olho no objetivo principal, o Buddha também ensinou uma gama de objetivos secundários para a maioria; ser bom, gentil e honesto, um esposo ou um pai carinhoso, um doador generoso, um anfitrião hospitaleiro, um cidadão responsável e por aí adiante.”
Bhante Dhammika

“Existem alguns que acreditam que o Buddhismo é tão elevado e sublime como sistema que ele não pode ser praticado por homens e mulheres comuns no cotidiano de trabalho. Essas mesmas pessoas pensam que o sujeito deve se retirar para um monastério ou para algum lugar calmo, caso ele deseje se tornar um verdadeiro buddhista.

Esse é um triste equívoco que surge de uma falta de entendimento sobre o Buddha. Algumas pessoas saltam para tais conclusões após lerem ou ouvirem, casualmente, algo sobre o Buddhismo. Algumas pessoas constroem sua impressão sobre o Buddhismo depois de lerem artigos ou livros que trazem apenas uma visão parcial ou injusta do Buddhismo. Os autores de tais artigos e livros têm apenas um entendimento limitado sobre o Ensinamento de Buddha. Seus Ensinamentos não são destinados apenas para monges em monastérios. Os Ensinamentos são também para homens e mulheres simples que vivem em casa com suas famílias. O Nobre Caminho Óctuplo é o caminho buddhista de vida que é destinado a todas as pessoas. Esse caminho de vida é oferecido a toda humanidade sem qualquer distinção.”
Ven. K. Sri Dhammananda

Leia também:

 

OlharBudista > Recursos > Budismo Básico

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s