Concentração na Respiração (Anapana Sati)

Publicado em Atualizado em

Transcrição do Apêndice do livro Budismo em Poucas Palavras de Narada Mahathera

Ānāpāna Sati é a plena atenção na respiração. Āna significa inalação e apāna, exalação.

A concentração no processo da respiração leva à agudeza mental e, finalmente, à Sabedoria Interior que permite uma pessoa alcançar a Santidade ou qualidade de Arahat.

Buddha também praticou a concentração na respiração antes de alcançar a Iluminação.

Esta concentração inócua pode ser praticada por qualquer pessoa independentemente das crenças religiosas.

Adotando uma postura adequada, mantenha o corpo ereto. Coloque a mão direita sobre a esquerda. Os olhos podem estar fechados ou semiabertos.

Os orientais, geralmente, sentam-se com as pernas cruzadas e o corpo ereto. Sentam-se colocando o pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita. Está é a posição de lótus completo. Algumas vezes, adotam a postura de meio lótus, que é colocar simplesmente o pé direito sobre a coxa esquerdo ou o pé esquerdo sobre a coxa direita.

Quando o corpo assume a posição triangular, todo o corpo fica bem equilibrado.

Aqueles que acham a postura de pernas cruzadas demasiado difícil, podem sentar-se comodamente em uma cadeira ou suporte suficientemente alto para descansar as pernas no solo.

Não é de suma importância que postura se adote, desde que seja uma postura fácil e relaxada.

A cabeça não se deve inclinar. O pescoço deve estar direito, de modo que o nariz fique em linha perpendicular com a do umbigo.

Os Buddhas adotam habitualmente a posição de lótus completo. Sentam-se com os olhos semiabertos olhando a uma distancia não maior que três passos e meio.

Antes da prática, deverá expulsar lentamente através da boca o ar viciado dos pulmões e depois manter a boca fechada.

Agora, inale normalmente pelo nariz, sem tenção, sem força. Mentalmente conte um. Exale e conte dois. Inale e conte três. Conte até dez de forma constante, concentrando-se no processo da respiração sem pensar em nada mais. Enquanto o faz, a mente pode divagar. Mas não se deve desanimar. Gradualmente, pode-se incrementar o número de séries – digamos, cinco séries de dez.

Posteriormente, pode-se inalar e fazer um instante de pausa, concentrando-se simplesmente na inalação sem contar. Exale e faça uma pausa. Dessa forma, inale e exale concentrando-se na respiração. Alguns preferem contar dado que ajuda na concentração, enquanto que outros preferem não contar. O que é essencial é a concentração e não o contar, que é secundário.

Quando se pratica esta concentração, sente-se em paz, leve na mente e no corpo. Depois de praticar durante um certo período, pode chegar o dia em que se dá conta de que este chamado corpo está sustentado pela simples respiração e que o corpo perece quando a respiração cessa. Uma pessoa reconhece completamente a impermanência. Onde há mudança, não pode haver uma entidade permanente ou uma alma imortal. Pode desenvolver-se então a Sabedoria Interior para alcançar a qualidade de Arahat.

Está claro que o objetivo desta concentração na respiração não é simplesmente obter a agudeza mental mas também cultivar a Sabedoria Interior para obter a libertação do sofrimento.

Em alguns discursos, o simples inócuo método da respiração se descreve como se segue:

Ele inala atentamente, ele exala atentamente.

  1. Fazendo uma longa inalação, ele está ciente: ‘Faço uma longa inalação’; fazendo uma longa exalação, ele está ciente: ‘Faço uma longa exalação.’

  2. Fazendo uma curta inalação, ele está ciente: ‘Faço uma curta inalação’; fazendo uma curta exalação, ele está ciente: ‘Faço uma curta exalação.’

  3. Percebendo claramente o processo completo de respirar (i.e., o principio, o meio e o final), ‘eu inalarei’; assim se treina; percebendo claramente o processo completo da respiração, ‘eu exalarei’; assim se treina.

  4. Acalmando as respirações, ‘eu inalarei’; assim se treina; acalmando as respirações, ‘eu exalarei’; assim se treina.”


Sobre Narada Mahathera | Lista de Mestres e Professores

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