[Série completa + Documentáro] Avatar: A Lenda de Aang + A Lenda de Korra

Vídeo Publicado em Atualizado em

AVATAR: A LENDA DE AANG

Uma ótima série para as crianças (e também adultos), com muitos paralelos com o budismo.

Sinopse (por Wikipédia-Pt): A série passa-se em um mundo fictício influenciado pelas artes marciais e cultura asiática, especialmente kung fu misturado com magia relacionada com os quatro elementos e mitologia chinesa. O resultado foi uma mistura de elementos asiáticos, especialmente das culturas japonesa e chinesa, bem como ao nível do estilo anime e elementos de desenhos norte-americanos. A série conta as aventuras de Aang, o atual sucessor de uma longa linhagem de Avatares. Ele e seus amigos tem a missão de salvar o mundo dos ataques da Nação do Fogo, que tem como objetivo o domínio de todo o mundo.

 

Sugiro a leitura dos seguintes artigos:

Bodisatva.com.br: “Se você é uma ou um praticante budista, tem um filho pequeno e, depois da conversão, anda com medo do que o pimpolho anda vendo pela TV, jogando na escola, se influenciando por aí, saiba que nem só de inferno vive a mídia. (…)

Os detalhes peculiares e interessantes estão, por exemplo, no paralelo Avatar|Tulku. Ou seja, o Avatar também é uma reencarnação de um Avatar anterior, chamado Roko. Ele aparece para o menino, apontando caminhos, buscando encorajá-lo, mostrando que, na verdade, eles são a mesma pessoa. Também o Avatar é reconhecido através de testes muito parecidos com aqueles que se fazem para localizar os grandes mestres reencarnados. E isso acontece num monastério, onde Aang convive com centenas de outros mongezinhos que brincam e se divertem, numa espécie de reprodução dos cenários que vemos em filmes como A Copa e Samsara.

Também é muito interessante ver como, apesar de ele ser um Avatar reconhecido, ele precisa treinar como todos os mestres budistas. Nesse aprendizado, ele se mostra incrivelmente humano e tipicamente infantil (não infantilóide), o que o aproxima muito do público telespectador: fica irritável quando não consegue aprender logo, não tem muita paciência pra meditar, uma das exigências de um dos mestres dele. Ao mesmo tempo, a exemplo do próprio Buda, mostra-se surpreendentemente hábil, como se todo aquele conhecimento já estivesse presente desde sempre dentro dele. (…)

Um outro detalhe muito interessante é que, mesmo que haja um vilão (ou mais de um), como todo desenho de aventura que se preze deve ter, há um esforço em mostrar o lado humano e as motivações que levam, no caso, por exemplo, o príncipe Zucco a caçar tão desesperadamente o Avatar. Há até um ensaio de amizade entre os dois. O que contribui para isso é justamente a questão dos elementos, ou seja, todos os elementos convivem em paz.”

Continue a ler…

E Leia também este outro post no Bodisatva, e o post A Espiritualidade oriental em Avatar, do site MundoAvatar.

MAIS TRAILERS

 

DOCUMENTÁRIO

 

IMDBWikipédia-EngWikipédia-Pt


A LENDA DE KORRA

A lenda de Korra é a continuação da série. Apesar de ser uma continuidade o estilo mudou. O publico alvo é um publico mais adulto e são abordados temas mais polémicos. Destaco a banda sonora que está soberba.

Sinopse Livro 1 (por Wiki-Pt): A série se passa 70 anos depois dos eventos de Avatar: A Lenda de Aang e segue as aventuras do Avatar seguinte, uma dedicada, rebelde e destemida adolescente da Tribo da Água do Sul chamada Korra. Com três dos quatro elementos já dominados (água, terra e fogo), Korra vai em busca da dominação de seu elemento final, o ar, já que na série passada, Aang é o último dominador de ar. Sua busca a direciona para o epicentro do mundo avatar moderno, Cidade República, uma metrópole movida a tecnologia steampunk (tecnologia a vapor). É um cenário onde dominadores e não dominadores vivem e prosperam. Contudo, logo Korra descobre que Cidade República é atormentada por crimes assim como uma crescente revolução anti dominadores que ameaça estourar, iniciada pelo vilão Amon.

 

MAIS TRAILERS

 

ALGUNS CLIPS

 

IMDBWikipédia-EngWikipédia-Pt


CURIOSIDADES

Dalai Lama
O mestre de Aang chama-se Gyatso. O mestre de Korra (filho de Aang) chama-se Tenzin.
O nome do Dalai Lama é: Tenzin Gyatso

Artes marciais reais
Cada um dos estilos de dobra foi baseado em artes marciais de verdade: Fogo – Northern Shaolin, Água – Tai Chi, Terra – Hung Gar, Ar – Ba Gua Zhang.
Apenas Toph foge a regra, ela tem o seu próprio estilo de luta, o Southern Praying Mantis.


Pode encontrar todos os episódios das duas séries em: Mundo Avatar


Lista de Filmes e Séries

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s